http://carolinehernandes.com/wp-content/uploads/2016/02/IMG_8912-960x600_c.jpg

Leite de Colônia: Ame Ou Odeie?


Hoje o assunto é um produto simples e barato! O nome do produto em questão é o famoso Leite de Colônia, usado há décadas por muitas gerações. No título eu faço a pergunta: “ame ou odeie?” justamente porque tenho alguns motivos para amá-lo e também, para pensar em abandoná-lo.

Vamos esclarecer isso melhor?! haha

O que é Leite de Colônia?

“Presente no mercado desde 1948, Leite de Colônia é uma tradicional marca de produtos para o cuidado facial desenvolvidos especialmente para auxiliar na limpeza profunda da pele e mantê-la protegida contra as agressões externas. 

Sua primeira fórmula foi desenvolvida há 65 anos pelo Dr. Arthur Studart, que além de médico, foi farmacêutico, bacharel em direito e industrial. Na época, Studart era presidente da empresa Studart & Cia, proprietária dos Laboratórios Leite de Colônia, no Rio de Janeiro. 

A fórmula resiste há gerações e ao longo dos anos tem realçado a beleza natural das mulheres. O slogan cantado nas campanhas da marca ficou no ouvido de todos: “De colônia é o leite que você deve usar. Leite de Colônia para a beleza realçar”. 

É por isso que você já ouviu diversas vezes que ainda não inventaram nada melhor do que Leite de Colônia para limpar a pele.”

leite de colônia

Foto: Google

A embalagem afirma que o produto é uma loção de limpeza adstringente. Também afirma ser um desodorante corporal. É recomendado para todos os tipos de pele, principalmente as oleosas, pois promete ajudar no controle da oleosidade da pele.

Por que amá-lo?

Usei o produto durante 2 anos seguidos e por algum motivo, esses foram os anos de ouro da minha pele: Pele macia e nada de espinhas! Todos me perguntavam  o que eu passava na pele para obter aquele resultado e a resposta era sempre: “apenas uso Leite de colônia”. Se realmente a culpa era do produto eu não sei. Talvez tenha sido apenas uma coincidência, mas continuando a história…

Quando fui para os EUA parei de usá-lo e comecei a comprar os produtos internacionais “maravilhosos”, que no Brasil são super caros! (Queria ver se aquilo realmente funcionava e trazia bons efeitos né? hahah) Eu juro gente, que não notei nada demais! A minha alimentação nos EUA não era boa, e eu sei que isso contribui – e muito – para uma pele ruim, no entanto eu vivia com espinhas, com a pele “craquelada” e áspera. Tentei de tudo: produtos para serem aplicados ao banho, produtos para serem aplicados ao dormir, tônicos de limpeza profunda…nada parecia ser o MILAGRE que todo mundo tanto falava. Talvez eles até tenham um efeito bom na pele (provavelmente sem eles a minha pele estaria ainda pior), mas o que eu quero enfatizar aqui é que a minha pele nunca foi a mesma e por isso eu não consegui enxergar nenhum resultado realmente satisfatório, que me alegrasse.

Pela minha história, aparentemente o Leite de Colônia é maravilhoso né? Mas antes que você corra para comprar um, vamos aos motivos para odiá-lo rs =)

Por quê odiá-lo?

O produto contém MUITO álcool, que agride e resseca a pele. Pra mim esse é o seu único ponto negativo. Quando em contato com os olhos, a ardência é extrema e precisamos lavar imediatamente. Então nem pense em substituir o demaquilante por ele – Faz MAL! Outra coisa preocupante é o fato de conter “desodorante corporal” no rótulo, o que geralmente indica que o produto deve ser utilizado no corpo e nas axilas.

Vi muitos relatos de pessoas que tiveram problemas com o produto.  Dentre eles, a oleosidade da pele de algumas pessoas aumentou por conta do efeito rebote causado pelo álcool – ao aplicá-lo em um primeiro momento a pele fica seca, mas depois a produção de sebo aumenta e com isso, a oleosidade. Em outros relatos o produto causou rugas ao redor dos olhos, causou manchas que não saem mais, causou o ressecamento da pele, enfim…há muita gente que não gosta e culpa o produto por diversas coisas.

Afinal de contas, usá-lo ou abandoná-lo?

Após ler bastante a respeito acabei formando uma opinião. Acredito que se o produto fosse tão prejudicial a pele do rosto, ele já teria saído do mercado e não  conseguiria sobreviver por tantos anos. A promessa dele também se refere à limpeza profunda dos poros da face e isso ele realmente cumpre! Se você nunca o utilizou, vai se assustar com a quantidade de impurezas que a sua pele possui – o algodão sai preto! Além disso, o custo – benefício é sensacional, visto que o  valor é na faixa de R$5,00.

Quanto a alta quantidade de álcool, acredito que há uma solução para que você possa continuar usando o Leite de Colônia despreocupada e sem neuras!

1 – Não aplique nos olhos. Procure aplicar apenas na testa, nariz, bochechas, queixo e pescoço.

2 – Não o utilize como demaquilante. Demaquilantes não devem conter álcool.

3 – A forma mais correta de aplicação é:

- Passe demaquilante na sua pele

- Passe leite de colônia nas regiões já especificadas

- Lave o rosto com água morna ou fria para retirar o produto. Utilize um sabonete próprio para o seu tipo de pele, dessa forma você irá se prevenir contra o álcool.

- Aplique um hidratante facial (se a limpeza for feita durante o dia, pode substituir o hidratante pelo filtro solar).

Pronto!!

Eu utilizo o frasco azul – Toque de carinho todos os dias e pretendo continuar utilizando-o. Nunca me fez mal algum – pelo contrário, sempre fez muito bem! –  e se algum dia fizer mal para a minha pele, aí sim eu paro de usar =)

Não vou recomendá-lo pra vocês com toda certeza do mundo porque não sou dermatologista e não possuo essa propriedade. Por isso coloquei os prós, os contras e a minha opinião. Quem decide no final das contas é você =)

PS: Pessoas que possuem manchas ou doenças relacionadas a pele, RECOMENDO que não utilizem o produto sem antes perguntar a um dermatologista se o álcool pode vir a fazer o seu problema piorar. Nunca se esqueçam que apesar de limpar MUITO bem a pele, o Leite de Colônia contém MUITO álcool e por isso, MUITO CUIDADO. 

Espero que tenham gostado do post!! Comentem aqui o que vocês pensam a respeito: Usam ou não? Já tiveram algum problema com o produto? Seu comentário pode ajudar outras pessoas.

Um super beijo e até a próxima,

Carol.

Caroline Hernandes

Outros posts por

Uma resposta

Menu